terça-feira, 19 de abril de 2011

Celulite Facial, muito além da estética

Para os que pensam na celulite apenas como aqueles buraquinhos que deixam a pele com aspecto casca de laranja, que é a vilã absoluta das mulheres (e de alguns homens), e que no mais não faz mal a ninguém... bem... vamos a uma nova informação. Existe um tipo de infecção cutânea que é clinicamente chamada de celulite facial ou celulite infecciosa. Apesar do nome nos remeter a um caso clinico 'fútil', essa danada pode até matar!





Às diferenças:



A celulite que tanto atormenta a vida das mulheres é uma alteração do tecido celular subcutâneo em razão do acumulo de gordura. Ja a celulite infecciosa é uma inflamação nesse mesmo tecido causado por bactérias.





E como ser premiado?



Essas bactérias precisam de um 'caminho' para entrar, geralmente atravez de cortes, acnes, fissuras, etc. Ao que você tenta espremer uma espinha e tem uma determnada bactéria em sua mão, tudo o que ela precisa é de um sistma imunológico um pouco mais fraco e BANG! A festa está feita!




Tem sintomas?



O primeiro sintoma que você vai perceber é um sutil abscesso GIGANTESCO que voi se formar. Não se assuste.. a coisa não vai parar de crescer! É um acumulo de puz que se forma, resultado da implacavel luta entre o seu sistema imunológico e as bactérias que estão tentando dominar o seu rostinho amado. Dentro desse vulcão que está se formando a batalha é quente! então não se espante se você desenvolver uma febre local. A tendência é que no local, além do visivel inchaço, apareça uma vermelhidão intensa e febre local. O problema é se a febre deixar de ser local....




O risco mora ao lado!


A celulite facial é considerada um caso de 'observação' por apresentar certos riscos podendo, em alguns casos, ser fatal. Como estamos falando de rosto, essa infecção pode se espalhar e causar danos sérios aos olhos. Dizem os especialistas que devido a proximidade, o risco maior é dessa inflamação passar para o cérebro e levar a óbito.




Dá para previnir???



Para começar, pára de se espremer! Espinha não foi feita para espremer! tá aguniada, arruma um plástico bolha! Cortou com o barbeador, não fica colocando a mão em cima! Você ainda não é o Wolverine nem está operando milagres!!!! Oras... o que estou dizendo é: higiêne pessoal é o mínimo. O problema é que a pele como um todo já é um ambiente de fácil proliferação bacteriana, então não há muito como se previnir ou adivinhar quando uma simples espinha vai se transformar na gestação de um alien. Mas sério: PÁRA DE SE ESPREMER!




TRatamentO.....



Como toda infecção, essa também é tratada com antibióticos. Ajuda muito compressas mornas/quente para aliviar a dor. Pomadas tópicas podem ajudar. O importante é que seja feito um acompanhamento médico. Em casos mais graves, quando a infecção se alastra muito ou causa febres fortes, internação.




Se você está se perguntando como que eu, euzinha, estou tão por dentro do assunto. Não sou médica, não dou esteticista, não sou bióloga nem faço parte da geração saúde. Acontece que depois de achar que estava com um furunculo no rosto, fui diagnosticada com essa belezura aí abaixo:







Agora adivinha como que eu consegui essa beleza de relevo em minha bochecha????? rssss



17 comentários:

  1. Oi Ana, eu gostaria de mais informações, meu irmão precisou ser internado as preças, ele também está com celulite facial, eu gostaria de saber se com o tratamento o inchaço sai ou fica sequelas? no caso dele o rosto inchou por completo, gostaria muito de uma resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lala, desculpe não ter te respondido! simplesmente nunca acreditei muito nesse blog e há muito não logava por aqui! Me diga, como está o seu irmão? Espero que não tenha acontecido nada de mais grave. Olha, o meu rosto ficou com uma cicatriz... durante alguns meses uma mancha escura também (mas não muito), mas definitivamente uma cicatriz. Por sorte ela só aparece quando sorrio e, a bem da verdade, só eu sei que se trata de uma cicatriz pois mais parece uma "covinha" de expressão. Uma dúvida, ele teve outros abscessos? assim como a Daiany, o meu voltou em outras áreas do corpo. Um abraço, Aninha :)

      Excluir
  2. Bem, tenho uma boa experiencia no assunto, já que é a segunda vez que tenho, a 1º foi bem na bochecha, e com isso segui a recomendação de compressas de água morna/quente e acabou drenando("estourando") sozinho, e só fui depois para poder terminar com a retirada do pus. Agora estou com um ENORME na testa e dessa vez complicou (VIXI!!), ja fui ao médico 3 vezes, e nada...Estou tomando antibióticos, anti-inflamatórios, Dipirona de 1000g, e nadaa, nadinha mesmo...Esse vulcão só aumenta, e a tão esperada erupção não acontece. Enfim, o médico me disse que talvez terei que ficar internada caso não drene com água morna/quente...Me desejem SORTE, para eu postar assim que melhorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiany, desculpe a demora em responder. estou há bastante tempo sem logar aqui!!! Escuta, você também teve reincidência??? No meu caso voltou algumas vezes, mas em áreas variadas do corpo. O último era de fato um furúnculo de proporções assustadoras.. não vale nem a pena comentar (rss). nem bezetacil deu jeito! foram 3 sessões que não adiantaram de nada! tive que fazer um tratamento com antibiótico fortíssimo (as vésperas do carnaval, pode?!?! rs). Acho que agora estou livre desse tormento! Obrigada pela visita ao blog! bjos, Aninha :)

      Excluir
  3. Ola meu nome é Ione e minha filha de apenas cinco anos está pela quarta vez com celulite facial e pela segunda no mesmo olho,ontem levei ela ao hospital ela tomou medicação na veia e deu uma melhorada,hoje pela manha estava confiante que teria uma melhora maior ainda...mas para meu desespero estava mas inchado que ontem,agora começou a febre e ela esta com dor de cabeça........não entendo ela tomou medicação injetavel onten e oral e mesmo assim não fez efeito,e me pergunto isto não tem cura?O que posso fazer para ajuda-la,será que pode piorar,vou esperar até amanha cedo caso não de nem um resultado vou retorna,mas peço a Deus que cuide de minha filha ela é so uma criança.
    Atenciosamente Ione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Ione. Qual especialista você foi? na verdade, a última que tive quem deu jeito foi um cirurgião! acredite, nenhum clínico resolveu!! nem bezetacil na veia. ele me receitou um antibiótico via oral mesmo e com 3 dias já estava 100% melhor. ainda não voltou (1 ano depois).

      abraços

      Excluir
  4. Olá, meu filho de 9 anos teve vários no rosto em dezembro, tomou antibiótico até injetável, mas não resolveu teve que ser internado para tomar antibiótico venoso, isso em janeiro, estamos no mês de abril e tá voltando de novo, já está com 3 bolinhas no rosto e tá crescendo, como fazer pra acabar de vez com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como falei com a Ione no post acima, os meus também ficavam indo e vindo. Vários clínicos me atenderam, trataram até com bezetacil, mas nada resolvia! quem (aparentemente) deu uma ajuda foi um cirurgião que me atendeu no auge de uma crise. fui até ele com a intenção de solicitar uma drenagem, como estava muito infeccionado, ele não drenou mas me receitou um antibiótico bem forte que em 3 dias fez o abscesso recuar todo.

      espero que vocês tenham sucesso com o tratamento.

      abraços

      Excluir
  5. Quinta feira uma espinha na bochecha ocasionou uma celulite facial, meu rosto está muito inchado, incluindo meus dois olhos no qual um deles está bem pequenininho pois minhas palpebras estão bem inchadas. a parte vermelha está proxima aonde fica a espinha ms o resto ta inchado e meio molecomo se tivesse agua dentro, sei lá.
    nunca tive isso antes, hoje (domingo) fui no médicopois acordei com os olhos de tal maneira, ele me receitou um antibioótico e um anti inflamatorio por 7 dias(cefalexina e nimesulida) andei espremendo um pouco pra ver se saia o pus pra me livra disso mas n adiantou muito, na verdade n sei se deveria fazer isso. To morrendo de medo disso piorar e ter que ser internada. Não senti muita firmeza do médico ao receitar isso, afinal foi uma consulta de 15 minutos no maximo no qual ele disse que era celulite facial e receitou isso. Andei vendo pela net que a medicação deveria ser direto na veia por ser na face e tal. o que eu faço agora? os remedios comecei a tomar hoje lá pelas 11 e pouca da manhã e não vi melhora alguma. acho que não funciona assim rapidamente mas essa falta de melhora ta me deixando com medo de ter que ser internada. as vezes sinto um pouquinho de dor de cabeça mas n incomoda muito e meu rosto doi um pouco tbm. não o local ( a nao ser que aperte) mas é como se eu ficasse o dia todo rindo então faz o musculo da face doer, ach oque isso deve por causa do inchaço. o que eu faço pra esse inchaço diminuir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luanna, pelo tempo de seu post essa celulite já deve ter te abandonado (Graças!) caso você venha a ser premiada (como eu) com vários casos de reincidência ficam as dicas:
      1 - cefalexina é muito fraco sim!! mas não espere milagre, todo antibiótico precisa de aproximadamente 2 a 3 dias para fazer efeito notavel.
      2 - não menospreze a compressa de água quente!!! faz toda a diferença!!!!!
      3 - sempre dê preferência a um profissional cirurgião. se tua celulite não estiver muito inflamada ele pode drenar na hora.
      4 - o antibiótico na veia não acelera tanto os efeitos, mas o anti inflamatório na veia faz as dores sumirem de um dia pro outro (milagre divino!)
      5 - se você tiver um hemograma recente (antes da infecção), solicite um durante o processo infeccioso e leve os dois a um hematologista e a um infectologista para ver se está tudo ok.
      6 - E MAIS IMPORTANTE: NÃO COCE! NÃO TENTE FURAR! NÃO ESPREMA! MANTENHA O LOCAL SEMPRE LIMPO!
      PS: não sou médica, mas estou ficando perita no assunto!

      Excluir
  6. - olá eu sou o pedro , eu estou passando aki e quero le falar que tive uma no rosto do lado esquerdo na bochecha pra ser exatato fiquei com ela por 3 a 4 meses nao me lembro muito , começo no que parecia ser uma espinha inflamada dai quando fui ver estava enorme e vermelha e doia muito e um dia na escola eu colega sem querer esbarrou sua mao no meu rosto na qual inflamou e inchou ela ainda mais e depois de 2 semans com ela no rosto fui na casa da minha tia que pego uma agulha e furo e espremeu ela
    dueu de mais saiu um pus branco e depois saiu sangue e dai desinchou na hora mais quando eu acordei no outro dia ela estava ainda maior
    o pus estava tudo de volta e o buraco da agulha tinha se cicatrizado depois de 1 a 2 messes com ela no meu rosto sempre inchada fui ao medico ele pediu para o infermeiro pega abstori e fura e retirar mais aiii saiu so um pok ode pusss e ela continuou inchada e então ele mandou aplicar antibiotico em mim dai ele ficou mais 1 mes no meu rosto aonde um dia furo saiu bastate pus e sangue e agora oq tenho no meu rosto e uma grande sicatriz com uma pele dura meia ondulada que eu tenho poka sensibilidade sobre ela e isso ocorreu em agosto de 2010 , e até hoje tenho essa cicatriz com uma mancha e uma pele sem senssibilidade oq posso recorrer a diminuir essa sicatriz ?

    ResponderExcluir
  7. tive um enorme na perna fiquei com um cicatriz bem grande também. a médica disse que essa cicatriz era inevitável devido ao tamanho da inflamação e ao "buraco" por onde ouve o vazamento do pus. Ela também disse que essa marca pode clarear, mas não sumir. para retirá-la só com procedimento plastico-cirurgico.
    desculpe a má notícia.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. HOJE, DOMINGO, DIA 25/8/2013....COMEÇOU NA SEXTA PASSADA...COM UM SIMPLES TERÇOL...VIROU UM "VULCÃO" COMO VCS DIZEM AI KKKK.....CORRI PARA O HOSPITAL...NA BUCHA: CELULITE FACIAL....TOMEI UMA BENZETACIL CAVALAR...AKKK ( O CAVALAR É PELA DOR QUE A CRUEL CAUSA) E AGORA UM ANTIBIÓTICO FORTE ASSOCIADO A UM ANTIINFAMATÓRIO CRUEL QUE DOI "ATE UMAS HORAS" O ESTOMAGO.MAS EU SOU UMA MULHER DE FÉ...COMPREI OS REMÉDIOS"CARISSIMOS" POR SINAL, E ANTES DE TOMA-LOS FUI NA MINHA IGREA...ONDE MEU PASTOR ME ABENÇOEU E REPREENDEU TODO ESPIRITO MAL QUE TRAZ ENFERMIDADE...SÃO AGORA 20H E A DOR PASSOU...TO FAZENDO AS COMPRESSAS COM ÁGUA QUENTE DE TEMPO EM TEMPO ( VARIAS VEZES AO DIA) E DESINCHOU BASTANTE...GLORIAS A DEUS!

    ResponderExcluir
  9. GRAÇA O.PITROWSKY - 25 d março de 2014
    Dia 12 de janeiro estava em Munique-Alemanha, na csa da minha filha. Pela manhã descobri um pequeno caroço do lado esquerdo no rosto. Era pequeno como um grão de feijã,foi aumentando e a noite minha filha chamou o médico,pois estava com febre. Assim que ele chegou, constatou que era emergência. Me aplicou uma injeção na veia de antibiótico e outra antiflamatória. No dia seguinte fui para o hospital e logo depois fui internada e tive que passar por uma cirurgia para drenagem. Três incisões do lado esquerdo e uma do lado direito. Ainda me resultou em tirar dois dentes, pois tinha bactéria embaixo da raís, os dentes não tinham nda. Fiquei internada com 12 dias usando antibiótico indovenoso e faaendo curativos. Depois que saí do hospital ainda fiquei indo lá durante uma semana para fazer curativos. fOI MUITO SOFRIDO E DUÌDO. Tão logo tive alta voltei para o Brasil, ainda com a face esquerda inchada, mas com a certeza de que teria que procurar imediatamente tratamento o que fiz. Após uma semana no Brasil já me encontrava internada de novo em tratamento. Neste período fiz várias tomografias,exames de sangue de toda tipo. Uma junta médica me acompanhando com muita atenção,aos quais sou grata pela atenção e carinho deles.HOJE DIA 25 DE MARÇO, CONTINUO INTRNADA. estou com um pequeno inchaço no rosto, ou seja, um local qu formou um tipo caroço, duro que estão esperando acabar para que eu tenha alta. Esse caroço que se formou, é duro e exames não detecram pús. Estão esperando para fazer outros exames e cosntatar se já posso ter alta. Sinto minha vista prejudicada e tenho tido dor decabeço e também candíaze o que são
    contra indicações do medicamento. Gostaria de saber se alguém que já pasosu por tal infecção pode me dizer que é possível ficar com este caroço e se com o tempo ele será desfeito. Estou fazendo compressas quentes pra que ele de dilua ou não. Tenho muita fé muitas pessoas qeu estão orando pela minha raecuperação e sei que Deus tem o melhor para mim. Estou vivendo num hospital a praticamente dois meses, sozinha. Pois não há necessidade que alguém fique comigo o dia todo. Meu irmão e cunhada vem todos os dias e me ver e muitas me ligam. No começo não podia fala praticamene nada e minha alimentação era pastosa e agora é banda,(bem cozida) com o falam no hospital. Faço compressa morna várais vezes ao diaEstou bem e em isntante algum me desesperei ou me estressei. glória a Deus.

    ResponderExcluir
  10. O tempo da celulite, por favor!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabelle.

      Isso depende muito, minha flor!!! No meu caso, com ajuda de antibióticos duravam de 2 a 3 semanas. Vá a um médico que ele vai te passar antibióticos. No meu caso, como começou a voltar com muito frequência e em vários lugares, tive que fazer uma bateria de exames com um infectologista e um hamatologista. Se a sua tiver muito grande, no hospital podem fazer uma drenagem. O alívio é IMEDIATO!!!!

      Excluir
  11. Olá tive duas celulites faciais , as duas no mesmo lado e com intervalo de 2 meses, o tratamento sempre é o mesmo ,internacao, antibiótico na veia, e antiinflamatórios para a dor, a primeira não ficou cicatriz por ter origem dentro do nariz,já a outra que foi na bochecha creio que irá ficar pois estourou algumas feridas devido a má vontade da médica que não quiz drenar , e e inchaço foi tão grande que o próprio organismo se propôs a jogar para fora com outras espinhas e feridas que aparecem.tive alta a quase uma semana , o inchaci diminuiu 98% mas ainda ficou um pouco, agora resta aguardar para ver se o lábio superior irá desinchar mais.

    ResponderExcluir