terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cronograma Capilar

     Bom dia, Boa tarde, Boa noite, meninas e meninos!

     Vamos falar de cabelo?! Sim, pq minha pele resolveu entrar num looping eterno de constelação de acnes, então make e tratamentos de pele estão fora de cogitação! Apesar de estar vendo um efeito bizarro de bom na textura da minha pele, não tem como fazer uma "propaganda positiva" com essa cara de chokito!

e se abusar na make vira um magnum branco!


Tenso!!

      Mas voltando ao assunto, vamos falar em CRONOGRAMA CAPILAR. Sim, amadinhas e amadinhos, o tema que é atualmente o queridinho de todos os blog, vlogs, clogs, plocs, shoks e pops! E digo mais: GRAÇAS A DEUS! É bom demais quando uma coisa que está em alta nos faz economizar em vez de gastar (para variar, né!). Pq se a gente for pensar bem, existe um investimento inicial para comprar os produtos, mas eles duram bastante e tu usa um montão de vezes. Já pensou a conta no salão?!?!? E HAJA TEMPO!!!!!! 

      Má vamo que vamo! Você já conhece o croonograma capilar??? Já ouviu falar do assunto mas não faz idéia no que consiste? Sabe o que é mas quer umas diquinhas de produto? Já sabe tudo o que tem que saber e só ta aqui para ver se eu tô falando abobrinha??? Buenas, minha gente! Tem pra todo mundo!!!!!  Vou tentar fazer um post com o máximo de informações que consegui agregar. Vou também dividir minhas experiências com os prudutinhus, etc etc etc. 

O que é o cronograma capilar?

      Bom, o cronograma não é nada além de uma agenda que tu vai criar com a tua juba. Sim, coração! É um compromisso teu contigo mesmo. Ou tu esperava que era eu quem ia cuidar do cabelo pra ti? #ahvá! Brincadeiras a parte, é bem isso mesmo. Existe um "esquema", uma "programação" de tratamentos que vc vai fazer para dar aquela fortificada no cabelo.

      Obviamente que existem variações sobre qual o cronograma certo e tals. Pelo que pude perceber há uma gama enorme de variações, o que é muito justificavel pois estamos falando de cabelo, e todo tratamento vai variar de acordo com tipo de cabelo, intensidade de danos, se tem química, se ta elástico, etc etc etc. Uma das sistemáticas aparece repetidamente nos blogs como sendo a "oficial" e é essa:


      Estou na segunda hidratação da 3º semana (quadradinho rosado).
Encontrei na web algumas configurações que achei mais interessantes, mas como já havia iniciado, decidi seguir com o primeiro ciclo completo. 

      Um dos que mais gostei foi esse aqui:

      
      Bem bacana né??? Provavelmente quando eu for fazer esse ciclo farei algumas pequenas adaptações. Na segunda semana do ciclo para cabelos muito danificados vou alterar a posição da nutrição pela hidratação. O motivo é simples, não quero deixar a reconstrução entre duas nutrições. mais a frente explico melhor.

      Pra quem já tem um cabelo maneiro e está querendo só dar aquele gás, mas está com medo de toda essa massa pesar o cabelo, tem esse esqueminha aqui:


      Nesse a frequência dos tratamentos vai diminuindo até ficar em uma vez por semana. 

      Mas vamos em frente. Qual a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução?

  A hidratação é responsavel em repor os líquidos do cabelo, é ela quem vai dar aquela maciez e maleabilidade do cabelo. As máscaras hidratantes são àquelas cuja base principal é composta por glicerina, alcoois modificados, vitaminas, extratos botânicos, o phantenol (nosso amigo bepantol).
Usei alguns amiguinhos mágicos muito conhecidos nossos, mas a minha salva de palmas vai pro milagre, milagroso milagrento:

AUSSIE 3 MINUTE MIRACLE

  A nutrição é o alimento do seu cabelo. Sim, né gata! Tu deu água pra sua juba, agora é hora de alimentar! Essa é a etapa responsável por repor os nutrientes que seu cabelo precisa e depois dela seu cabelo recupera a força. As máscaras são a base de óleos e/ou manteigas VEGETAIS! Também entra na fase de nutrição o processo que mudou minha vida: a UMECTAÇÃO! No post passado já havia falado, mas não custa repetir: UNECTAÇÃO É VIDA! E como não podia deixar de ser, meu preferido aqui foi o óleo de coco!!


   A reconstrução é a parte mais forte, a parte que vai mexer na estrutura do fio, devolvendo massa e alinhamento. Isso dito, é bom saber que após a reconstrução você sente seu fio um pouco mais rígido e pesado.E a reconstrução... ainda não cheguei nessa fase, então não vou indicar nenhum produto (ainda!!!) mas devo seguir com uma cauterização (queratina).

   PS: lá atrás quando disse que pretendo mudar a ordem das etapas na segunda fase é pq acho mais interessante seguir a reconstrução de uma hidratação, justamente para devolver a maleabilidade dos fios.

   Fica aqui uma espécie de guia para comprar suas máscaras e encaixar nas fases certas.




      Gente, esse post está giga monster imenso!!! Próximo post vamos falar de produtos hibridos!

BBBBBeijos, coisas lindas! Desculpem o post longo. Tudo isso seria mais rápido em video, mas como eu disse, com essa careta espinhada não tem condições!

4 comentários:

  1. Pára tudo !
    Como você é blogueira (e das boas) e eu não sabia?!?!
    Amei o post !
    Vou criar meu cronograma HOJE !
    Beijos, lindeza !

    ResponderExcluir
  2. Já que vc agora é expert em Cronograma Capilar vou fazer uma consultoria. Tenho uma mascara hidratante e uma mascara nutritiva da Bioextratus. Comprei baratinho em farmácia mesmo. Na época foi uma atitude desesperada de cuidar do meu cabelo que estava sofrendo com a progressiva. Tb tenho uma Mascara do Sebastian Penetraitt e tenho o shampoo, condicionador e 3 minutes da Aussie Moist. Tenho shampoo anti resíduo da Natura e Acqua flora. Estou querendo montar meu cronograma capilar com esses produtos. Só quero comprar novos quando esses acabar. Então veja se estou fazendo certo. Eu posso fazer a hidratação no banho mesmo substituindo do condicionador ou preciso aplicar e deixar 30 minutos essa mascara no cabelo? Para montar o cronograma tem que dar espaço de pelo menos 01 dia para cada aplicação correto? Me ajuda ae...rsrs beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tá fácil! Montei um programa duplo e mandei para seu e-mail! Você tem os produtos certos nas mãos, a única coisa a mais que te indicaria comprar e que é bem baratinho é algum óleo ou manteiga vegetal para um processo de umectação. está tudo no programa. bj

      Excluir