Para os que pensam na celulite apenas como aqueles buraquinhos que deixam a pele com aspecto casca de laranja, que é a vilã absoluta das mulheres (e de alguns homens), e que no mais não faz mal a ninguém... bem... vamos a uma nova informação. Existe um tipo de infecção cutânea que é clinicamente chamada de celulite facial ou celulite infecciosa. Apesar do nome nos remeter a um caso clinico 'fútil', essa danada pode até matar!
Às diferenças:
A celulite que tanto atormenta a vida das mulheres é uma alteração do tecido celular subcutâneo em razão do acumulo de gordura. Ja a celulite infecciosa é uma inflamação nesse mesmo tecido causado por bactérias.
E como ser premiado?
Essas bactérias precisam de um 'caminho' para entrar, geralmente atravez de cortes, acnes, fissuras, etc. Ao que você tenta espremer uma espinha e tem uma determnada bactéria em sua mão, tudo o que ela precisa é de um sistma imunológico um pouco mais fraco e BANG! A festa está feita!
Tem sintomas?
O primeiro sintoma que você vai perceber é um sutil abscesso GIGANTESCO que voi se formar. Não se assuste.. a coisa não vai parar de crescer! É um acumulo de puz que se forma, resultado da implacavel luta entre o seu sistema imunológico e as bactérias que estão tentando dominar o seu rostinho amado. Dentro desse vulcão que está se formando a batalha é quente! então não se espante se você desenvolver uma febre local. A tendência é que no local, além do visivel inchaço, apareça uma vermelhidão intensa e febre local. O problema é se a febre deixar de ser local....
O risco mora ao lado!
A celulite facial é considerada um caso de 'observação' por apresentar certos riscos podendo, em alguns casos, ser fatal. Como estamos falando de rosto, essa infecção pode se espalhar e causar danos sérios aos olhos. Dizem os especialistas que devido a proximidade, o risco maior é dessa inflamação passar para o cérebro e levar a óbito.
Dá para previnir???
Para começar, pára de se espremer! Espinha não foi feita para espremer! tá aguniada, arruma um plástico bolha! Cortou com o barbeador, não fica colocando a mão em cima! Você ainda não é o Wolverine nem está operando milagres!!!! Oras... o que estou dizendo é: higiêne pessoal é o mínimo. O problema é que a pele como um todo já é um ambiente de fácil proliferação bacteriana, então não há muito como se previnir ou adivinhar quando uma simples espinha vai se transformar na gestação de um alien. Mas sério: PÁRA DE SE ESPREMER!
TRatamentO.....
Como toda infecção, essa também é tratada com antibióticos. Ajuda muito compressas mornas/quente para aliviar a dor. Pomadas tópicas podem ajudar. O importante é que seja feito um acompanhamento médico. Em casos mais graves, quando a infecção se alastra muito ou causa febres fortes, internação.
Se você está se perguntando como que eu, euzinha, estou tão por dentro do assunto. Não sou médica, não dou esteticista, não sou bióloga nem faço parte da geração saúde. Acontece que depois de achar que estava com um furunculo no rosto, fui diagnosticada com essa belezura aí abaixo:
Agora adivinha como que eu consegui essa beleza de relevo em minha bochecha????? rssss